A start-up britânica The Photon Project anunciou planos de lançar o Photon Space, a primeira unidade habitacional inteligente feita inteiramente de vidro. Motivada pelos enormes benefícios que a luz natural traz para nosso bem estar, comportamento de sono e saúde em geral, o objetivo de Photon Space é criar uma moradia que permite a máxima conexão entre seus habitantes e o mundo exterior.
Vista como um anexo ideal para hotéis, spas, centros médicos e outros resorts, a pele do Photon Space é feita de vidro estruturado por vigas curvas também de vidro, e pode passar de transparente para opaca em questão de segundos através de um aplicativo para iPhone.
O vidro usa um revestimento que bloqueia parcialmente os rais infravermelhos e impede completamente a entrada de raios UV, reduzindo o ganho de energia solar da unidade e evitando que a exposição ao sol cause qualquer malefício aos habitantes de Photon Space. Além disso, a habilidade de escurecer o vidro durante o dia significa que os usuários da unidade podem combinar as horas de incidência solar com seu relógio biológico, ajudando os visitantes internacionais a reduzirem os efeitos de jet lag.
"Após cinco anos de pesquisa e avanços tecnológicos nos sistemas de vidro com os quais trabalhamos, estamos muito animados em poder construir essa revolucionária unidade", explica Charlie Sharman, Gerente-Diretor do The Photon Project.
Graças ao projeto modular de Photon Space, a unidade pode ser construída em cerca de quatro semanas. A campanha de financiamento coletivo do Photon Space está em andamento no Crowdcube.